EM ALGUNS MOMENTOS , EM RODAS DE AMIGOS, RESOLVI DIZER QUE SONHAVA EM VIAJAR POR TODO O BRASIL E DEPOIS POR TODA A AMÉRICA LATINA ANTES DE CONHECER AS OUTRAS PARTES DO MUNDO (SE TIVESSE CONDIÇÕES). AS REAÇÕES FORAM DIVERSAS, MAS UMA RESPOSTA AO QUE EU DISSE ME CHAMOU MUITO ATENÇÃO. A PESSOA DISSE: “MAS O QUE VC VAI ACHAR NESSES PAISES QUE SÓ TEM GENTE POBRE ? O BOM MESMO É IR PRA LONDRES, PARIS, NEW YORK. ISSO SIM É CIVILIZAÇÃO”. APÓS ESCUTAR ISSO, PASSEI A REFLETIR SOBRE A CULTURA E O POVO LATINOAMERICANO, NÃO SÓ O BRASILEIRO.
POIS EU DIGO, NÃO É PRECISO IR A EUROPA PRA “SENTIR O CHEIRO DA CULTURA” – COMO JÁ ESCUTEI TAMBÉM. O POVO DA NOSSA TERRA É RICO E POSSUI UMA CULTURA ATÉ MESMO DIGNA DE INVEJA. A FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA SE DEU COM BASE NA MISTURA DE TRES POVOS: INDIGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS (SOBRETUDO LUSITANOS). DESSA MISTURA SURGIU UMA CULTURA EXTREMAMENTE RICA. EM QUE OUTRO PAÍS PODE-SE ENCONTRAR RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS EM QUE ORIXÁS TOMAM FORMAS DE SANTOS CATÓLICOS?
A PARTIR DISSO, CONSEGUI FORMULAR O QUE RESPONDERIA A PESSOA QUE ME DISSE O QUE RELATEI ANTERIORMENTE. QUANDO DESEJO VIAJAR, EU TENHO O INTUITO DE CONHECER MUITO MAIS DO QUE CONSTRUÇÕES, DESEJO VER AS PESSOAS. CONHECER COMPORTAMENTOS DIFERENTES, MODOS DE PENSAR DIFERENTES E APRENDER COM O DIFERENTE A CONSTRUIR MEU PRÓPRIO MUNDO, MINHA PRÓPRIA CONSCIENCIA. SE PRA MUITOS BASTA VER OS PREDIOS E AS LUZES DA TIME SQUARE, PARA MIM NÃO É O SUFIENTE. MUITO MAIS DO QUE FAZER COMPRAS NO EXTERIOR EU QUERO CONHECER CADA POVO SOFRIDO, MAS ALEGRE QUE HABITA O SUL DA LINHA DO EQUADOR!
Primeiro: a música é maravilhosa, tanto letra quanto ritmo (envolvente)! Segundo: é muitas vezes estranho ler palavras que se assemelham tanto com suas próprias ideias, como se o escritor soubesse o que passasse dentro de seus pensamentos e os expressassem em palavras. Também já passei por várias situações de críticas sobre a minha vontade de conhecer minha cultura e as próximas a mim, de conhecer profundamente o povo e seus pensamentos e sua realidade, antes de conhecer construções que mascaram uma realidade! Pois não nego que Paris deve ser linda, mas lá também têm muitas pessoas que podem me ensinar muito mais sobre o país e a vida, que me engradecem e realmente me permitem conhecer de fato quem são, d que uma torre ou uma igreja. Além disso, antes de ir mais longe, creio que tenho que saber passar um pouco da minha cultura também, mas em um país tão grande quanto o Brasil, falar sobre o Rio e São Paulo é negar nosso todo que nos faz um país tão belo, dessa forma, devo "me" conhecer inicialmente, antes de "me" ensinar. Sem contar com nossos vizinhos, que muitos brasileiros ignoram, mas que além de contribuírem com nosso PIB, são parte de nossa história: porque, quantas vezes na história de nosso país não nos envolvemos diretamente com eles e mudamos nosso rumo por isso. Sem contar com nossa cultura em comum, que nos fazem "exóticos" a olhos euroamericanos. Então, sejamos latinoamericanos de verdade e conheçamos nosso "eu".
ResponderExcluirQuando for viajar por aí e conhecer culturas e belezas naturais, me chama! Museus, construções e parques urbanos não me apetecem.
ResponderExcluirNossa, eu me sinto exatamente como vc, Fábio! Eu já viajei muito fora do Brasil e me sinto frustrada por conhecer tão pouco do meu próprio país. Na verdade, eu acredito que, em qualquer lugar do mundo há uma realidade mais profunda e mais fundamental que é a maneira como as pessoas vivem no cotidiano. E eu sinto que estou muito longe de conhecer essa realidade aqui no Brasil, que o tempo está passando e estou presa à minha própria vidinha atarefada!
ResponderExcluir