segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Legalizar? Descriminalizar?Não?Sim?

Um excelente documentário acerca das drogas! legalizar? descriminalizar? O tema é tratado de maneira séria e FHC expõe argumentos consistentes e bem pautados...Acho uma boa oportunidade para se conhecer mais sobre o assunto e tentar formar uma opinião...Bom filme!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Somos o que queremos ser?

Durante a leitura do Povo Brasileiro, livro de Darcy Ribeiro, me deparei com o seguinte trecho:

"A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa fazendo a cabeça das pessoas. Impondo-lhes padrões de consumo inatingíveis, desejabilidades inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações e seu pendor à violência. Algo tem que ver a violência desencadeadas nas ruas com o abandono dessa população entregue ao bombardeio de um rádio e de uma televisão social e moralmente irresponsáveis, para as quais é bom o que mais vende, refrigerantes ou sabonetes, sem se preocupar com o desarranjo mental e moral que provocam."

Esse texto me levou a diversas reflexões, mas a que mais ficou em minha cabeça foi o processo de massificação realizada pelas mídias atuais - principalmente, televisão e internet. Talvez isso tenha me marcado após ver a circulação em um site de relacionamentos da imagem abaixo:
     Junto da imagem estavam os dizeres: " Bandido BOM é bandido MORTO". Isso me deixou completamente em estado de choque! As primeiras coisas que pensei: Como as pessoas podem achar normal uma imagem dessa? Como podem desdenhar de uma imagem dessa? Qual o conceito de justiça que queremos?
     Depois de muito pensar acabei chegando nas mídias nativas! As informações que as mídias passam mostram em alto e bom tom que bandido é bandido porque quer ser - como se alguem já nascesse sonhando ser bandido. O mais triste é que elas moldam o pensamento da grande maioria dos brasileiros. Após escutar o Datena falando ou ver o Balanço Geral, qualquer cidadão fica perplexo com a bandidagem e quer destruir todos os traficantes, assassinos, assaltantes da face da Terra. Mas será que é assim mesmo que a coisa funciona? Será que crianças entram no tráfico porque são pivetes mesmo? Meninas se prostituem porque são vagabundas mesmo?
     Acredito que NÃO!
Quero ouvrir as pessoas! comentem sobre esse tema que foi tratado de uma forma inconsequente nas redes sociais!